terça-feira, 24 de março de 2015

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA como se preparar para o outono/inverno


        ACUPUNTURA
A imagem apresenta um dos métodos  de diagnóstico e tratamento pela MTC. 
A teoria dos cinco elementos relaciona o homem `a natureza e utiliza esta relação  para explicar o adoecimento e a saúde. 
Como se manter animado, saudável e em harmonia durante o  outono?
O outono chega com o movimento de interiorização, reflexão, silencio e meditação, portanto, necessitamos de recolhimento, descansar, hidratar. Emocionalmente chegou o momento de deixar ir, desapegar de situações que não servem mais e podemos fazer o balanço do semestre e programar novos eventos para germinarem na primavera.
Assim, durante todo o ano os orientais, sempre atentos aos movimentos universais, se preparam para o que vem em seguida; a nova estação com suas peculiaridades.
Fisicamente, o momento reclama limites nas atividades, pois é hora de recolher, avaliar, ganhar força, alimentar de cozidos, frutas, legumes e verduras. Estes alimentos se transformam em energia mais rápido e são leves. 
No outono é comum ter afecções dos pulmões; é época da secura, portanto, as atividades físicas aeróbicas são muito bem vindas.
Isto nos ajuda a aquecer, pois o frio está chegando e também podemos aliviar  a melancolia que pode surgir nesta época. 
Com a atividade física aeróbica, transpiramos e liberamos as toxinas ( mas não só do corpo, mas também as emocionais) . O aparelho respiratório desobstrui, liberando, pelas vias aéreas, as energias impuras, difundindo as energias alimentares purificadas para todo o corpo, reforçando os rins e, assim, a energia vital. Além do pulmão ser um órgão de troca com o meio ambiente e despeja fora o que não serve ao corpo, o intestino grosso também tem uma função semelhante, pois, absorve água e elimina pelas fezes o que não é útil ao corpo. As toxinas emocionais são também liberadas. É comum ocorrer prisão de ventre ou colites em pessoas que retêm emoções ao invés de expressá-las. Nestas mudanças climáticas entre estações é comum o estado gripal e faz parte do mecanismo de limpeza energética e orgânica. Observe sempre que o nariz obstrui, que você não está trocando informações com o meio ambiente ou pessoas ou não está confortável ao fazer isto.
Aproveite o outono para fazer uma limpeza respiratória; faça todos os dias exercícios respiratórios antes de meditar; além de fortificar os pulmões e ativar a circulação sanguínea, auxilia você a entrar na meditação - existem indicações de bons exercícios respiratórios no yoga.
Se você se resfriar durante o outono é porque estava enfraquecido ou esteve exposto a energias perversas do vento e umidades frias. Então, aqueça, tome chás, use os sabores picantes do gengibre, hortelã ou alfavaca, canela, erva doce, etc 
Estamos entrando no outono e precisamos nos preparar já para o inverno. 
Hora de cuidar dos pulmões e vias aéreas, do intestino grosso e da pele. 
Caso não melhore logo, procure ajuda profissional. Acupuntura moxabustão e Tui Na são excelentes para reequilibrar o seu corpo e aliviar a mente! 
Voltaremos no inverno com novas reflexões...

        Caio Procópio de Alvarenga
Acupunturista, Quiropraxista, Cinesiólogo








Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço seu comentário. Obrigado!

Olá amigo(a)!

Seja bem vindo!