quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Despertar de Uma Nova Consciência

A NEW EARTH

O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA

AULAS VIRTUAIS INTERATIVAS

COM A APRESENTADORA OPRAH WINFREY
E O AUTOR ECKHART TOLLE

Capítulo 9
“NOSSO PROPÓSITO INTERIOR”

OPRAH: Olá, pessoal. Bem-vindos à aula de número 9 de nossa série “A New Earth”, O Despertar de Uma Nova Consciência. Tenho a meu lado Eckhart Tolle, o autor do livro em que nos baseamos. Este é o penúltimo capítulo, e espero de coração que nossas aulas estejam ajudando muitas pessoas a desfrutarem da alegria que é descobrir o real propósito de suas vidas. Em minha opinião, o tema desta noite é um dos mais importantes de nossa série. Mas antes de começarmos, peço que Eckhart nos conduza ao costumeiro momento de silêncio.
ECKHART: Sim. Ficamos habituados a esta pequena prática, desde o dia em que Oprah deu a idéia. Bem, minha sugestão para hoje é que nos lembremos da passagem do Velho testamento que diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”. Creio que será de grande ajuda, principalmente aos cristãos que não se sentem muito confortáveis com o silêncio, achando que ele não é compatível com os ensinamentos do cristianismo, o que não é verdade. Talvez o silêncio tenha sido pouco valorizado de uns séculos para cá, mas é compatível sim. Para mim, esta é uma das passagens favoritas do Velho Testamento, e tem grande poder de nos inspirar. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” significa que, através de nosso silêncio interior, podemos encontrar aquele a que chamamos de Deus, ou seja, a Consciência Maior. Não é algo que a mente compreenda. Um mistério impossível de ser explicado ou nomeado, tamanha a sua profundidade. Podemos apenas experienciá-lo através do silêncio, e é justamente isso que a passagem nos diz. Vou repetir a frase e, logo após, todos entraremos no silêncio por alguns segundos: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”
(Silêncio)
OPRAH: Nossa! Muito lindo. Essa é também uma de minhas passagens favoritas da Bíblia, junto com “Leve-me para a rocha que é mais alta do que eu.”
ECKHART: Sim.
OPRAH: Então, vamos lá. Nesta noite estaremos tratando do capítulo 9: “Nosso Propósito Interior”. Acredito que todos estamos neste planeta justamente para isso: encontrar nosso propósito. Muitas pessoas passam a vida se perguntando: “O que vou fazer?”; “O que posso fazer?”; “O que fazer?”. Penso que não importa o que você faça, desde que descubra como alinhar o seu propósito exterior com o seu propósito interior. Certo?
ECKHART: Isso mesmo.
OPRAH: Essa é a essência deste capítulo. Vamos começar pela página 222: “Tão logo superamos a preocupação com a mera sobrevivência, a questão do sentido e do propósito se torna de capital importância para nós. Muitas pessoas se sentem aprisionadas nas rotinas do cotidiano, que parecem privar sua vida de significado. Algumas acreditam que a vida está passando ou já passou por elas. Outras se vêem profundamente limitadas pela necessidade de trabalhar e cuidar da família ou por sua condição financeira ou de vida. Há indivíduos que são devastados por um estresse agudo, enquanto outros se consomem num imenso tédio. Há quem esteja envolvido numa atividade frenética e que se veja perdido na estagnação. Muita gente anseia pela liberdade e pelo crescimento que a prosperidade promete. Mas há pessoas que já desfrutam da relativa liberdade que acompanha a prosperidade e, mesmo assim, constatam que isso não é o bastante para dar um sentido completo à sua vida. Nada substitui a descoberta do verdadeiro propósito.” Então, o que fazer, Eckhart?
ECKHART: Bem, isso que você acaba de ler significa que muitas pessoas passam a vida em estado de quase completa insatisfação. Infelizmente. Alguns podem estar buscando um propósito, outros já perderam a esperança de encontrá-lo e se contentam em apenas sobreviver...
OPRAH: ...capturados pela compulsão do fazer.
ECKHART: Sim. Quando falamos em propósito, é comum as pessoas pensarem em termos de futuro: “Para onde estou indo? Que direção tomar? O que fazer? Qual é minha meta? O que devo realizar?” Tudo isso tem a ver com o propósito exterior. Elas esquecem que o mais fundamental é encontrar seu propósito interior. Aliás, a maioria nem sabe o que é isso.
OPRAH: Certo.
ECKHART: É justamente o que está resumido no diálogo deste capitulo . Se alguém me perguntar qual é seu propósito, respondo: “Seu propósito é se sentar aqui e conversar comigo, porque é onde você está e é o que está fazendo.” Significa que seu propósito é alinhar-se com o momento presente. Quanto mais você se distancia do momento presente, mais cria insatisfação em sua vida. Não adianta querer superar o estado de insatisfação através de uma meta futura. “Um dia vou me sentir realizado e completamente satisfeito.” Não. Você pode encontrar essa satisfação agora, se tornando internamente uno com o momento presente, não importa onde esteja nem o que está fazendo.
OPRAH: Certo.
ECKHART: Procurar ser inteiro naquilo que você faz é ser verdadeiro com a vida.
OPRAH: Sim. Como você diz na página 235: “Compreenda que a jornada de toda sua vida consiste, em última análise, no passo que você está dando neste momento. Dessa forma, dirigirá a ele sua máxima atenção. Isso não significa que você não saiba aonde pretende chegar, mas apenas que esse passo é primordial, enquanto que seu destino é secundário.” Adorei, porque fiz essa descoberta quando eu estava no terceiro ano da escola. É claro que eu ainda não tinha capacidade de ver as coisas nesses termos. Mas, já naquela época, eu adorava ler e costumava divulgar os livros a meus colegas. Havia um professor, Sr. Driver, que me incentivava dizendo que, se damos o melhor de nós naquilo que estamos fazendo, somos muito bem sucedidos. Eu era conhecida no colégio como a garota que realmente amava a leitura. Talvez seja por isso que hoje estou sentada aqui, gostando de fazer o que faço. Se a gente dá o melhor de si no momento presente, não precisa se preocupar com o momento seguinte.
ECKHART: Certo. Porque quando o momento seguinte chegar, ele também será o momento presente.
OPRAH: É mesmo.
ECKHART: Quanto ao futuro, jamais vamos experienciá-lo como futuro, pois quando ele chegar, será o agora, que é tudo o que existe.
OPRAH: Tudo o que existe, sempre.
ECKHART: É realmente uma fantástica descoberta esta, de que a vida é o Agora.
OPRAH: Sim. Estou me lembrando do Nick, aquele da semana passada que dizia: “É, mas eu tenho que me preocupar em pagar minhas contas.” E você lhe explicou: “Você não tem que se preocupar em pagar suas contas,...”
ECKHART: “...você tem é que pagá-las.”
OPRAH: Essa lição ficou na minha cabeça a semana inteira. Cada vez que eu me flagro na preocupação com alguma coisa, lembro: “Não tenho que me preocupar. Posso até pensar no que fazer e depois liberar o pensamento.”
ECKHART: Sim. A conta está ali, mas o dinheiro ainda não. Se ainda não posso fazer nada, deixo pra lá.
OPRAH: Deixo pra lá.
ECKHART: Tem algo que dá para fazer agora? Então, você vai e faz. Se ainda não dá para fazer nada, apenas reconheça.
OPRAH: Isso. Como você disse: “o que importa é o passo que você está dando neste momento. Isso não significa que você não saiba aonde pretende chegar, mas apenas que esse passo é primordial, enquanto que seu destino é secundário.” Mas a maioria das pessoas vive sua vida como se o objetivo, o fim fosse a única coisa que importa.
ECKHART: Como se o fim fosse mais importante que o agora.
OPRAH: Mais importante que os meios.
ECKHART: Sem saber que os meios e o fim são a mesma coisa, são unos entre si.
OPRAH: Certo.
ECKHART: Sempre que você está insatisfeito e nega o momento presente, está negando a vida. Se você não honra a vida através do momento presente, seu futuro será negativo, pois ele não é nada mais do que a extensão do agora.
OPRAH: Certo. Você também diz na página 233: “Digamos que você seja um empresário e que, depois de dois anos de muita tensão e preocupações, finalmente consegue oferecer um produto que vende bem e dá lucro. Sucesso? Em termos convencionais, sim. Mas, na realidade, você passou dois anos poluindo seu corpo, assim como a Terra, com energia negativa.” A maioria não admite isso, nem imagina quanta gente foi afetada negativamente por suas atitudes e seus pensamentos. E Eckhart continua: “O pressuposto inconsciente por trás de toda ação desse tipo é que o sucesso é um acontecimento futuro e que o fim justifica os meios. Contudo, o fim e os meios são uma coisa só. E se os meios não contribuírem para a felicidade humana, tampouco o fim fará isso.” Portanto, não importa qual seja o resultado, ele estará impregnado da energia que o gerou.
ECKHART: Isso mesmo.
OPRAH: Incrível, hem?
ECKHART: Mas você pode determinar seu futuro decidindo apenas estar totalmente alinhado com o momento presente.
OPRAH: Sim. Seu atual estado de consciência determina a qualidade de seu futuro.
ECKHART: Sim
OPRAH: Agora entendi melhor. Você disse que “o significado genuíno, primordial da vida não pode ser encontrado no nível externo. Ele não diz respeito ao que fazemos, e sim ao que somos, ou seja, a nosso estado de consciência.” Para mim, esta é a essência do livro. Prestem atenção todos vocês que estão procurando respostas no nível externo. “Portanto, a coisa mais importante a entender é: nossa vida tem um propósito interior e um propósito exterior. O primeiro deles diz respeito a Ser e é primordial. O segundo se refere a fazer e é secundário.” Você quer falar mais um pouco sobre isso, Eckhart?
ECKHART: Tão logo você descobre que o propósito interior é o principal de sua vida, o propósito exterior vai naturalmente para o seu devido lugar, que é o secundário. Quando somos verdadeiros com a vida e com o agora, atraímos o que é mais apropriado para nosso caminho, em conformidade com o propósito interior. Sentimos a vida a nosso favor. De repente, pode vir uma idéia luminosa: “Nossa! É isso que eu quero fazer!; É isso que tenho que fazer!”. Mas tal descoberta só virá se estivermos alinhados com o momento presente.
OPRAH: Me diga uma coisa: todo mundo que está vivo e respirando tem um propósito interior?
ECKHART: Sim. O propósito interior é o mesmo para toda a humanidade, e ele consiste em estar alinhado com a vida, dizer sim para o agora. O poder do momento presente é o poder da vida. Esse é o propósito comum a todos, invariável. O que varia de pessoa para pessoa é o propósito exterior, o qual pode variar também na vida de uma única pessoa. Você não tem um só propósito exterior na vida inteira. Você se dedica a uma coisa durante 10 ou 20 anos, e de repente, as coisas mudam completamente.
OPRAH: Você diz na página 223: “Encontrar o propósito interior e viver alinhado com ele é o alicerce para a satisfação do propósito exterior. É a base para o verdadeiro sucesso. Sem esse alinhamento, até conseguimos alcançar determinadas metas por meio do esforço, da luta, da determinação e do puro trabalho intenso ou da esperteza e da habilidade. Mas não existe alegria nesses empreendimentos, e eles costumam acabar em alguma forma de sofrimento.”
ECKHART: Sim, porque você está lutando, batalhando contra a ordem natural da vida, do mundo. Eu contra o universo, é assim que o ego vê as coisas.
OPRAH: Não seria o mesmo que nadar contra a corrente? Sempre faço essa analogia, ir contra o fluxo da vida. Quando estamos sofrendo, sentindo dor, perdidos, preocupados demais, é porque estamos no contra-fluxo da natureza, que é o mesmo que ir contra nosso propósito interior.
ECKHART: Sim. Toda vez que a negatividade emerge, e permanecemos nela, perdemos o fluxo da vida. Pior: ficamos contra o fluxo da vida. E começamos a atrair experiências hostis, por causa da negação do eu interior. É como nos fecharmos para a vida.
OPRAH: Certo. Agora ficou bem claro. Meu amigo, Gary Zukav, que escreveu o livro Seat of the Soul , diz: “Quando a personalidade, ou ego, serve à energia da alma, cria-se o autêntico poder.” Significa alinhar a sua personalidade com o propósito interior, não?
ECKHART: Sim, sim. Aí, você não precisa mais fugir da mente, porque ela se tornou serva de algo muito maior: a Consciência ou Presença.
OPRAH: Na página 223, você diz: “Em vez de ficarmos perdidos em nossos pensamentos, quando estamos despertos reconhecemos a nós mesmos como a consciência por trás deles. O pensamento deixa de ser uma atividade autônoma que se apossa de nós e conduz nossa vida. A consciência assume o controle sobre ele. O pensamento perde o domínio da nossa vida e se torna servo da consciência.”
ECKHART: Sim. Quando a mente não está mais no comando, ela se torna prestativa e pode ser utilizada para coisas maravilhosas.
OPRAH: Perfeito. Portanto, em essência, o propósito maior de cada ser humano – o ser espiritual habitando esse corpo – é permitir que a luz da consciência se manifeste através dele.
ECKHART: Sim. É para isso que estamos aqui. Não só nós, mas o universo inteiro, cujo propósito é, por assim dizer, o desabrochar da consciência. Cada vez mais consciência. E nós somos os portadores dessa luz, a luz que vem da Fonte, a luz de Deus, que vai se manifestando através de nós.
OPRAH: Certo. Então, sempre que permitimos que a luz da consciência, a luz de Deus se manifeste por nosso intermédio, recebemos uma espécie de combustível que nos proporciona o poder espiritual de sermos exímios em tudo o que nos propusermos fazer.
ECKHART: Não esquecendo que muito mais importante que o fazer é o como você faz.
OPRAH: O como.
ECKHART: Sim, pois você pode estar fazendo algo que aos olhos dos outros parece insignificante, mas que representa uma enorme diferença no crescimento da consciência planetária.
OPRAH: É verdade. Temos um Skype de Ivy, de Richmond, Virginia. Olá, Ivy. Fiquei sabendo que você tem uma pergunta referente a uma de minhas passagens favoritas deste livro.
IVY: Olá, Oprah, que bom. Olá, Eckhart. Minha questão é: o que fazer para encontrar uma profissão em que estejam integrados meu propósito interno e meu propósito externo? Na página 236, você diz: “Poderá haver um período de insegurança e incerteza. (...) Você se torna capaz de viver com a incerteza e até gostar dela. Com isso, infinitas possibilidades se abrem à sua frente.” Tenho 26 anos e já faz alguns meses que estou tentando encontrar uma profissão que esteja em sintonia com meu propósito interno, um trabalho pelo qual eu me apaixone, mas não estou conseguindo. Tenho pensado muito a respeito de qual seria o propósito de minha vida. Na verdade, são duas perguntas. A primeira é: como encontrar um trabalho que me preencha, mas que não fortaleça o ego? A segunda pergunta talvez seja a que mais me pressiona: como buscar um trabalho e, ao mesmo tempo, ficar em paz com essa incerteza, confiando que ela pode definir minha vida?
OPRAH: Boa pergunta.
ECKHART: Sim. Até que ponto, Ivy, você é capaz de ficar confortável com esse não saber qual é seu propósito externo? Você já conseguiu isso?
IVY: Às vezes sim. Mas na maior parte do tempo, não aceito a incerteza e fico com a cabeça cheia de pensamentos.
ECKHART: Sim. É muito comum esse desconforto causado pela mente. Ela não se conforma e fica lhe dizendo que isso não está certo e que você não pode continuar desse jeito. Tais pensamentos geram reações corporais e emocionais. Saiba que eles são resultados de condicionamentos culturais, e você não tem necessariamente que acreditar neles. A vida é uma aventura e não um pacote turístico que você adquire com o roteiro todo pronto. Experimente a vida como uma viagem que você faz por sua conta, sem nada planejado, e descubra como isso é realmente transformador. Por quê? Por causa da constante incerteza. Aceitar a incerteza do caminho é desfrutar da verdadeira aventura da vida.
OPRAH: Sim.
ECKHART: Quando não há essa aceitação, cria-se um estado de negatividade e medo: “Ah, eu não queria estar aqui. Era melhor ter ficado em casa.”. Viver no momento presente faz parte da aventura da vida. Quando tudo é muito planejado e mapeado, não se pode evoluir como ser humano.
OPRAH: E sabe o quê, Ivy? Essas suas questões são normais quando se tem 26 anos como você.
ECKHART: Sim. É importante lembrar também que uma das coisas mais maravilhosas desse período da vida é cometer erros. Os erros lhe fazem descobrir: “Não era isso que eu queria. Esse não é o meu propósito.” É assim que, aos poucos, você vai se aproximando do que realmente está em conformidade com seu eu interior.
OPRAH: Sim. Como Eckhart diz neste capítulo, aos 20 anos começamos a descobrir o que queremos da vida e, muitas vezes, o aprendizado vem em forma de frustrações. É o tempo da inquietude. É disso que trata o seriado da TV: “The Young and the Restless” . Lembro o quanto eu era inquieta, desde meus 15 anos. Quando eu tinha 26 como você, Ivy, trabalhava como âncora num jornal noturno da TV. Todo santo dia, me sentia insatisfeita porque simplesmente odiava fazer aquilo. Hoje sei que a insatisfação já me apontava que havia um erro de escolha no meu caminho. Embora quisesse continuar na televisão, não era aquele o trabalho que eu queria fazer. Sempre achava facciosas as notícias que eu ajudava a divulgar pelo telejornal. Todo mundo foi contra, principalmente meu pai: “Não me diga que você está querendo pedir demissão de seu emprego na TV?!” É muito importante a gente saber o que não quer. Certo, Eckhart?
ECKHART: Certíssimo. Teve uma época que eu achava que meu propósito era ser acadêmico. Só vim a descobrir que estava errado depois de muito tempo trabalhando duro para seguir a carreira universitária. Não foi fácil desistir.
OPRAH: Então você abandonou uma carreira promissora?
ECKHART: Sim. Minha mãe e outros parentes acharam que eu havia ficado louco quando deixei o Phd. Por um certo tempo, ainda fiquei em dúvida, mas depois fui descobrindo a força de meu movimento. Antes, veio o período da incerteza, que durou anos. Eu não sabia o que fazer de minha vida. Eu mal conseguia sobreviver com o que tinha e me sentia infeliz. Mas eu já me empenhava em viver o momento presente. E as coisas começaram a acontecer. Sem mais nem menos, as pessoas passaram a me fazer perguntas e me pedirem orientação. Pessoas que eu encontrava casualmente, em parques, na rua. Gradualmente, senti despertar meu verdadeiro propósito. Uma vez, me surpreendi quando alguém me chamou de “mestre espiritual”. E eu me dei conta: “Nossa! É isso que eu sou.” O propósito veio por si próprio, naturalmente, decorrente de minha aceitação daquele estado de insatisfação, de não saber o que fazer da vida. É isso que acontece quando a gente aceita a incerteza. E eu lhe pergunto: Você é capaz de se sentir confortável com a incerteza...?
OPRAH: ...de não saber o que fazer da vida? Como você disse naquele trecho mencionado por Ivy: “...Você se torna capaz de viver com a incerteza e até gostar dela. Com isso, infinitas possibilidades se abrem à sua frente (...), e o medo já não é um fator dominante no que você faz e não o impede de tomar atitudes para iniciar a mudança.” Esse é o segredo.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Pois, o medo bloqueia o fluxo natural da mudança em sua vida.
ECKHART: Isso mesmo. Portanto, esteja alerta e observe os pensamentos que sua mente produz, pois alguns deles podem estar gerando emoções de medo.
OPRAH: Como: “Ai... O que será de mim?”
ECKHART: A mente está sempre querendo saber o que o futuro vai trazer para sua vida. Já imaginou que tédio horrível seria se soubéssemos de antemão tudo o que vai nos acontecer?
OPRAH: Estou lembrando o que Nick disse na semana passada sobre a preocupação com o pagamento de suas contas. Quando você opera a partir da mente, sai do momento presente e fica pré-ocupado, fora de si. Isso criará cada vez mais dívidas. Você nos contou, Eckhart, que na época em que você tomou sua decisão, continuou sobrevivendo, mesmo com recursos escassos.
ECKHART: Sim. A gente consegue. A vida dá um jeito. Antes de você se despedir, Ivy, responda-me: Existe alguma coisa em sua vida, de que você realmente goste, mesmo não estando diretamente associada a trabalho?
IVY: Não. Nada que eu me lembre.
ECKHART: Então, só lhe resta desfrutar do momento presente e fazer disso uma prática espiritual.
OPRAH: Sim. Mas você não disse anteriormente que estava tentando fazer o que gosta e ser paga por isso?
IVY: Sim. Algo pelo que pudesse me apaixonar. Mas ainda não sei o que é.
OPRAH: Certo. É bom lembrar o que Eckhart disse na semana passada para todos aqueles que estão em busca de seu propósito de vida: a orientação jamais vem de sua cabeça, ou seja, não é algo que você descobre pensando.
ECKHART: Não.
OPRAH: Ela vem do espaço que abrimos quando entramos no silêncio, como fizemos no início desta aula. “...sabei que eu sou Deus.”, permitindo a manifestação da energia universal, a presença da consciência, que lhe chega em forma de sentimento, e não de um pensamento em sua mente. É assim que você vai descobrir qual o melhor caminho a ser tomado. Ele lhe será mostrado pelo coração e não pela cabeça.
ECKHART: É isso. E há que tomar cuidado para não entrar num estado de insatisfação, pois com a negatividade, a resposta não vem, nem de dentro nem de fora. Portanto, mantenha limpo seu espaço interior, alinhado com o agora.
OPRAH: Quero ainda acrescentar a todos aqueles que estão em busca de seu propósito que, quando se entra na verdadeira quietude, não há mais o medo da incerteza. O universo vem a seu encontro e conspira a seu favor. Não me lembro em qual página deste capítulo Eckhart fala sobre coincidências . Sua resposta pode chegar inesperadamente. Portanto, fique alerta, prestando atenção à sua vida, de forma que quando se der a abertura, você esteja pronto.
ECKHART: Sim. Sempre que você se alinha com o agora, coisas começam a acontecer. A resposta pode vir de dentro ou de fora. Um encontro casual, algo escrito num papel. Fatos surpreendentes, eventos sincronísticos, coincidências...
OPRAH: ... que chegam por si...
ECKHART: Sim.
OPRAH: ... inesperadamente. Muito grata, Ivy, de Richmond, Virginia.
IVY: Eu que agradeço.
OPRAH: Prosseguindo, na página 225, você diz: “Enquanto talvez ainda estejamos esperando que algo especial surja em nossa vida, podemos não perceber que a coisa mais importante que pode acontecer a um ser humano já ocorreu em nosso interior: o início da separação entre o pensamento e a consciência.”
ECKHART: A isso chamamos de “despertar”. Antes do despertar, estávamos totalmente identificados com os processos mentais, com os pensamentos. Se você está lendo este livro e ele lhe parecer significativo, reverberando algo em seu interior, é sinal que você já começou a despertar.
OPRAH: A despertar.
ECKHART: Senão, o livro parecerá sem sentido.
OPRAH: Como você diz na página 227: “Enquanto estiver inconsciente do Ser, você buscará o significado apenas dentro da dimensão do fazer e no futuro, ou seja, na dimensão do tempo. E qualquer coisa significativa ou satisfatória que encontre vai se dissolver ou se revelar uma decepção. Provavelmente, será destruída pelo tempo. Todo sentido que descobrimos nesse nível só é verdadeiro de modo relativo e temporário.” Com isso você está dizendo que não adianta buscar as coisas fora de nós.
ECKHART: Não. Não adianta.
OPRAH: Certo. Agora vamos falar com o grupo da livraria Bodhi Tree, em Hollywood oeste. Olá, pessoal. O Nick está aí? Por favor, Nick, pegue o microfone. Que bom lhe ver. Seja bem-vindo.
NICK: É ótimo estar de volta.
OPRAH: Sim. Você tem alguma pergunta para hoje?
NICK: Tenho. Na verdade, minha pergunta refere-se a uma premissa não mencionada no livro. A premissa é: “Deus é amor.”. Se Deus é amor, e você ama sua profissão, então Deus sanciona esta profissão, não? Você não freqüenta nenhuma igreja, mas ama a leitura, porque acha que certos livros podem lhe trazer um maior aprendizado espiritual do que aquele ministrado na igreja, certo? Isso não vale também para a sua carreira, quando você ama o que faz?
ECKHART: Ótima pergunta. Veja, costuma-se empregar o termo “amor” para designar muitas coisas. Assim como a expressão: “Eu amo isso.” ou “Eu amo fazer isso.”, tem significados totalmente diversos. Por exemplo, alguém pode estar completamente focado em sua atividade, tanto que um observador de fora dirá: “Nossa! Ele simplesmente ama seu trabalho. Levanta-se às 5 da manhã e só sai do escritório às 10 da noite.” Mas, na verdade, não é por amor. Ele está mesmo é obcecado com aquilo que faz, num nível egóico. Não é amor. É obsessão. É que o conceito de amor passou a ser utilizado em contextos muito variados. No entanto, quando uma pessoa realmente ama o que faz, seu campo energético se move inteiro para o momento presente, com o qual e fica completamente alinhada e livre dos condicionamentos. É assim que se traz a consciência para este mundo. Pode ser através de uma atividade ou de simplesmente estar presente. Você falou da igreja, Nick. Deus pode ser encontrado em muitos lugares. O sagrado está em toda parte. O momento presente, quando você está inteiro nele, é sagrado. Daí, não importa onde você esteja, num prédio, em meio à natureza, no trânsito, não importa. Se você trouxer toda sua atenção para o agora, vai descobrir: “Tem uma sacralidade aqui.” É claro que é muito mais profundo numa floresta do que numa avenida movimentada no centro de Los Angeles. Mas mesmo ali se pode sentir o sagrado, bastando estar totalmente presente. E o amor emerge sempre que você se colocar inteiro naquilo que faz – não obcecado, não com sua atenção focada no futuro, mas no agora, inteiramente presente. Isso é o verdadeiro amor, é amar o que você faz. Todos que incorporarem essa energia estarão criando uma nova Terra.
NICK: Entendo. Então, há uma diferença. Estou lembrando no que Joseph Campbell diz sobre a gente seguir o contentamento. E que a satisfação de desejos como sexo, drogas, comida – desejos do corpo, amor físico – nada representa em comparação ao amor que vem do espírito, o qual faz tudo o mais perder a cor. Esse amor verdadeiro de que você fala tem o mesmo significado do contentamento de Joseph Campbell.
ECKHART: Sim.
NICK: Acho que agora entendi o que você quis dizer quanto a estar presente naquilo que fazemos, pois só assim experimentamos aquele sentimento que brilha mais do que tudo.
ECKHART: Certo. Como Eckhart disse, “O despertar é “o início da separação entre o pensamento e a consciência”. É quando você sai de sua cabeça e se liberta do fazer, fazer, fazer, permitindo se conectar com o espírito, com a alma, ou seja qual for o termo que você use para designar a consciência do Todo.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Entendeu, Nick?
NICK: O que posso dizer? Não é fácil... Grato.
OPRAH: Nessa semana, atendi ao conselho de Eckhart e fiquei longe das preocupações. E você? Ainda preocupado com o pagamento de suas contas?
NICK: Sim, um pouco.
OPRAH: Puxa! Agradeço a todos da Bodhi Tree.
ECKHART: Só mais uma coisa a acrescentar: estar consciente significa que aquilo que você faz não é um meio para se atingir um fim. Mas é um fim em si próprio.
OPRAH: Certo.
ECKHART: Tudo bem você saber aonde quer chegar, mas a essência do fazer é o próprio fazer. Procure perguntar a si mesmo: “Isso é apenas um meio para atingir a meta? Ou estou inteiro no que faço?” A qualidade da energia que flui para o seu fazer é muito diferente entre uma postura e outra.
OPRAH: Adoro isso. Também adorei quando você disse na página 227: “Se cuidar de seus filhos dá sentido à sua vida, o que acontecerá com esse significado quando eles não precisarem mais de você e talvez nem seque o escutem mais? Se ajudar as pessoas dá significado à sua vida, você depende do fato de que elas sejam piores do que você para que sua vida continue a ter sentido e você possa se sentir bem em relação a si mesmo.O que acontecerá se você nunca conseguir vencer ou se seu sucesso acabar um dia? (...) ‘Sair-se bem’ em qualquer campo só terá valor se existirem milhares ou milhões de outros indivíduos que não consigam ter êxito. Portanto, você precisará que outros humanos ‘fracassem’ para que sua vida possa ter significado.” Quero perguntar como é isso quando estamos alinhados com nosso propósito interior?
ECKHART: Peço que veja o que está escrito logo após o que você acaba de ler.
OPRAH: Pois não. Você diz: “Não estou querendo dizer que ajudar os filhos e se esforçar para ser uma melhor numa área sejam coisas que não valham a pena. Para muitas pessoas, elas são uma parte importante. (...), mas é preciso ligá-las a seu propósito primordial, interior, para que um sentido profundo flua para aquilo que você faz.”
ECKHART: Sim. Por exemplo, cuidar dos filhos pode ser a principal atividade de sua vida, mas é bom lembrar que existem duas dimensões de propósitos: o propósito exterior, aquele praticado por qualquer bom pai ou boa mãe; e o propósito interior, que é quando se cria um campo de consciência entre pais e filhos. Pergunte-se se você é capaz de dar espaço a seu filho; se você é capaz de ouvi-lo sem julgá-lo.
OPRAH: Se você é capaz de estar inteiro com seu filho.
ECKHART: De ser inteiro. Ou você está perdido num contínuo fazer?
OPRAH: Certo.
ECKHART: Se você consegue trazer o ser para a relação com seu filho, está seguindo seu propósito interior. Assim, quando ele crescer, será menos provável que você continue apegado a seu papel de pai ou de mãe.
OPRAH: E vai poder ser ou fazer o que quiser.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Em qualquer situação.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Certo. Vou continuar lendo o que você escreveu, porque quero reforçar a importância de se estar conectado com o propósito interior. Página 228: “Caso você ignore seu propósito interior, não importa o que faça, mesmo que seja algo aparentemente espiritual, o ego vai se instalar no modo como você o executa, e assim o meio corromperá o fim. O ditado ‘O inferno está cheio de boas intenções’ aponta para essa verdade. Em outras palavras, nem seus objetivos nem sua ações são primordiais, somente o estado de consciência que os acompanha. O cumprimento do propósito interior estabelece uma base para uma nova realidade, uma nova Terra.” Isso significa que não importa o que você faz, e sim a intenção que está por trás?
ECKHART: Sim, a qualidade da consciência que flui para o que você faz. O futuro será sempre secundário, de forma que você não coloque sua atenção aonde você quer chegar, mas no que está fazendo agora. Os artistas sabem muito bem disso. Sua performance torna-se mais tocante e poderosa quando eles se colocam inteiros no momento presente.
OPRAH: É isso. É isso mesmo! Vi acontecer com Tina Tuner e Cher no ensaio para o show que vamos levar ao ar neste final de semana. Eu estava lá na arquibancada, assistindo as duas ensaiarem. Logo que entraram no palco, algo aconteceu ali, como se elas estivessem recebendo o estímulo de um outro nível. Havia uma aura ao redor delas.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Sei lá o que era aquilo. Só sei que pensei comigo: “Eu também quero um pouco para mim.”, tal era o nível de presença e consciência que elas emanavam enquanto cantavam.
ECKHART: Sim. É isso o que atrai a platéia. Todos vão lá justamente para sentir e desfrutar desse algo misterioso e muito poderoso.
OPRAH: Poderosíssimo. Inspiração e entusiasmo.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Sempre que se combinam inspiração e entusiasmo, acontece a manifestação de algo muito maior do que nós.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Certo. Temos outro Skype. Gwen e Bob nos falam de sua cozinha em Munique, Alemanha. Fiquei sabendo que, há 17 anos, eles dão aulas em bases militares americanas de toda Europa. Olá, Gwen e Bob.
GWEN: Olá, Oprah. Olá, Eckhart.
ECKHART: Olá.
OPRAH: Aí já é madrugada, não? Qual é sua pergunta?
GWEN: Bem, minha pergunta é sobre o perdão. Na página 222, Eckhart diz: “A coisa mais importante a entender é: nossa vida tem um propósito interior e um propósito exterior.” Descobri que perdoar me ajuda a retomar o alinhamento com meu propósito interior. No entanto, quando alguém me ofende, fico esperando que peça desculpas, para que a relação volte a um estado positivo. Gosto de estar bem com as pessoas, mas, se não recebo um pedido de perdão apropriado, sinto-me muito mal. Fico pensando se isso não seria coisa do ego. Como posso manter-me alinhada com meu propósito interior, se alguém não me pede o perdão que eu espero?
OPRAH: Quer saber? Acho que você já respondeu sua própria pergunta. A palavra chave aqui é “apropriado”. Você disse “...se não recebo um pedido de perdão apropriado...” Isso é típico do ego. Mas vou deixar que o Eckhart lhe responda. Por favor, Sr. Tolle.
ECKHART: Sim. É o ego. Uma outra coisa que ele costuma fazer é “pôr na conta”: “Você está me devendo.”. No seu caso, ele diz: “Você me deve desculpas.”. Aproveite esta ótima oportunidade de ficar atenta às manifestações do ego em você. Reconheça-o e observe como ele se manifesta, produzindo pensamentos em sua mente: “Ah, ele devia ter pedido desculpas.”; “Não vou me sentir bem com essa pessoa, enquanto ela não se desculpar.”. Depois de observar os pensamentos, sinta o tipo de emoções que eles produzem. O ego é assim mesmo, para toda a humanidade. Não há nada de errado com você. Apenas observe. E a coisa mais incrível é que, no momento em que você se dá conta dos padrões do ego, existe um eu observando, o qual é própria consciência.
OPRAH: Você tira o poder do ego.
ECKHART: Sim.
OPRAH: O ego fica diminuído.
ECKHART: Certo. Quanto ao perdão, existem várias razões para as pessoas não o pedirem. Talvez elas nem saibam que existe algum motivo para se desculparem. Ou quem sabe, têm uma interpretação oposta à sua, achando – seu ego acha – que quem devia pedir desculpas é você.
GWEN: É verdade.
OPRAH: Baseado no que você nos disse aqui, seu ego leva você a se sentir superior, por achar que fez sua parte: “Eu pedi perdão e você não.”
ECKHART: E esse ressentimento vai se reavivar toda vez que você pensar na pessoa ou encontrar com ela. O ego adora se apegar a ressentimentos. E se você guardá-los por muito tempo, se transformam em mágoas. Mágoas são ressentimentos de longa duração e pesam muito. Então, Gwen, que bom você ter essa maravilhosa oportunidade de observar seu ego. Quanto à outra pessoa que não lhe pediu desculpas, talvez seja o ego dela que a está impedindo, por temer que se o fizer irá se humilhar perante você. Isso é comum acontecer. Você não pode fazer nada a respeito, a não ser observar a reação de seu próprio ego. É assim que a consciência vai crescendo em seu interior.
OPRAH: E você, Bob? Qual é sua pergunta ao Eckhart?
BOB: Na página 228, você fala sobre o “impulso evolucionário do universo”. O que vem a ser esse impulso evolucionário de universo?
OPRAH: Ah, simplesmente adoro isso! É demais! Vamos ler juntos esse trecho do livro: “Depois que esse alicerce passa a existir, seu propósito exterior se torna carregado de poder espiritual, porque seus objetivos e suas intenções estarão unidos ao impulso evolucionário do universo.” Grato, Bob, por trazer essa questão. Toda vez que gosto de uma passagem, coloco estrelas, grifos, e este trecho está todo marcado. Então, Eckhart, explique-nos.
ECKHART: Bem, a resposta está em algum lugar do livro, mas vocês não precisam procurá-la agora. Vamos refletir juntos. O impulso ou propósito evolucionário do universo é o crescimento da consciência. Algo está fluindo para este mundo material, vindo, poderíamos dizer, de outra dimensão. Como sei disso? Simplesmente sei, aqui dentro. E vejo outras pessoas saberem também. Algo novo está afluindo para este pesado mundo físico. Algo que eu chamo de Consciência. Outros chamam de Espírito. Um movimento que já começou há muito tempo, mas que agora está se intensificando, com o Espírito cada vez mais se manifestando através da forma humana. É o emergir da consciência, da presença. Tudo isso faz parte da grande evolução universal. Aquele famoso dito: “Assim como é encima é embaixo. Assim como é embaixo é encima.” significa que tudo o que acontece neste planeta se reflete no universo; tudo o que acontece no microcosmo também está acontecendo no macrocosmo. E quando me perguntam como sei qual é o propósito do universo, respondo: “Simplesmente sei, dentro de mim.” Se você também sabe dentro de seu ser, já tem muitas respostas, inclusive sobre o macrocosmo, pois ele não é mais do que um reflexo do universo interno.
OPRAH: E a gente também pode descobrir isso observando a natureza. Tudo o que está acontecendo com a natureza também acontece aos humanos.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Os princípios são os mesmos.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Sua pergunta foi respondida, Bob?
BOB: Mais ou menos.
ECKHART: Não, não foi. Você é que tem de saber a resposta, indo para dentro de si mesmo. Nunca através da mente ou da explicação de alguém. Não é para você me ouvir falar e dizer: “Está bem, Eckhart, acredito no que você diz.” Não quero ninguém acreditando no que digo. Quero sim que as pessoas examinem seu interior e verifiquem se isso faz sentido ou não, a partir de sua própria experiência. Quanto mais consciência houver, mais respostas chegarão.
OPRAH: Certo. Vou tentar interpretar o que Eckhart acaba de dizer. Entendi que há um poder ou uma fonte universal da qual todos viemos. Concordam? Podemos chamá-la de Deus ou Consciência Superior ou Energia Universal ou Divina. Quando acessamos aquele espaço interno – a presença ou propósito interior –, nos conectamos com a Fonte de poder universal. Certo?
ECKHART: Sim.
OPRAH: Pois bem, daí suas metas e suas intenções estarão alinhadas com o propósito do poder universal. E qual é esse propósito? É que nós, humanos, permitamos que a consciência se manifeste por nosso intermédio. É a isso que Eckhart chama de “impulso evolucionário”. E o impulso universal é nos dar apoio na manifestação da consciência. Na religião, chamamos de “Deus em ti”. Quando permitimos que Deus em nós se manifeste, o Deus de todas as coisas nos dá suporte.
ECKHART: E você, Oprah, acaba de nos dar uma demonstração disso, pois enquanto você falava a energia mudou. Uma vibração muito poderosa se fez presente, acrescida ao sentido de suas palavras,
OPRAH: Verdade? Nossa! Grata. Entendeu agora, Bob?
BOB: Sim. Posso perguntar mais uma coisa?
OPRAH: Claro.
BOB: Sabemos que os cristãos têm certa dificuldade com este conceito de evolução. Haveria uma forma de adaptar os ensinamentos de Eckhart...
GWEN: ... sobre o despertar, sem entrar na questão da evolução?
BOB: Pois existem pessoas que só de ouvir a palavra “evolução” já se fecham.
ECKHART: Bem, se elas estão completamente fechadas, com certeza não vão ouvir o que se tem a dizer. Mas nem todas as pessoas se fecham assim. Não acredito que evolução seja necessariamente um problema para os cristãos.
OPRAH: Certo. E o processo evolucionário, o impulso evolucionário do universo inclui a evolução da Terra. Mesmo os cristãos sabem que a Terra está evoluindo, continua evoluindo, indo adiante. Os seres humanos também.
ECKHART: Você pode ver isso na sua própria vida.
OPRAH: Na sua própria vida. Não somos os mesmos de há 25 anos atrás. Bob e Gwen vivem seu processo evolucionário aqui neste planeta. Bob e Gwen estão evoluindo como cristãos. Com certeza, no início, sua fé não era tão forte como é hoje. Portanto, vocês evoluíram. Por favor, alguém poderia me trazer um e-mail que recebemos durante a semana pelo site? Foi de uma mulher católica que disse ter entendido que a Consciência é o Espírito Santo. Tive um insight quando li o e-mail. Para os cristãos, o Espírito Santo é a Consciência Superior de que se fala aqui. Lembro-me que Jesus disse algo como: “Deixarei o Espírito Santo para ensiná-los.”
ECKHART: Sim, sim.
OPRAH: Vocês concordam, Bob e Gwen?
GWEN: Claro. O problema está só na palavra “evolução”, que pode afastar certas pessoas da possibilidade de despertar. Só de saber que esta palavra está no livro, vão resistir: “Não não. Ainda não estou preparado para essas coisas.”
OPRAH: Evolução.
ECKHART: Evolução. Só aqueles que tomam literalmente as palavras do Gênesis é que têm esse preconceito . Mas acredito que muitos cristãos já foram além dessa interpretação literal.
OPRAH: E para os que não foram, os ensinamentos deste livro não são para eles.
ECKHART: Não. E mesmo assim, tudo bem.
OPRAH: Não é o caminho a ser seguido por eles.
ECKHART: Não. Mas quem está aberto verá que a criação do mundo descrita no Gênesis é uma metáfora, destinada a descrever um processo evolucionário. Mas esse processo não foi ao acaso. É a isso que os cristãos fazem objeção. Eu também faço. É absurdo pensar que os átomos e as moléculas foram se juntando, assim, sem mais nem menos, e acidentalmente formaram este lindo universo. Não acredito que não haja uma inteligência por trás da evolução. Há sim. Isso é óbvio. Basta olhar para o mundo a nosso redor e para nós mesmos. Vocês conhecem a famosa analogia do macaco datilógrafo ?
OPRAH: Não. Um macaco datilógrafo?!
ECKHART: Sim. Foi criada pelos evolucionistas para provar que a evolução ao acaso é possível. O que aconteceria se você pusesse um macaco diante de uma máquina de escrever, e esse macaco fosse imortal, e ele começasse a bater nas teclas e ficasse fazendo isso por bilhões de anos. Se a teoria da evolução casual fosse verdadeira, o macaco um dia acabaria produzindo obras como as de Shakespeare.
OPRAH: Sim.
ECKHART: Mas isso nunca vai acontecer.
OPRAH: Certo. Acho que em meu tempo de escola, perdi a aula sobre essa analogia. Olha, Bob e Gwen, estou aqui com o e-mail de que falei antes, aquele que me impressionou. Foi enviado por Joannie, de Long Beach. Ela diz: “Minha fé sempre foi grande, Oprah. Oh, Oprah! Mas agora minha fé está ficando cada vez mais forte. O verdadeiro significado das palavras da Bíblia salta a meus olhos. Como pude não ter entendido antes? Passagens como: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”; e “Não vos deixarei órfãos. Voltarei para vós.” , ficaram muito claras para mim. Este livro, O Despertar de Uma Nova Consciência, colocou em palavras tudo aquilo que eu sentia intuitivamente. Sou católica, minha fé é grande, mas muito simples. Resume-se na Santíssima Trindade. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O resto da Bíblia é uma história de como tudo se deu. Em outras palavras, Deus criou o mundo, e quando viu a confusão em que se encontrava a humanidade, mandou seu Filho para ensinar-nos a viver. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:16-17). “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:26-27) Impressionante, Oprah! Quando li isso, entendi tudo! As pessoas não sentiriam tanto medo em suas vidas se elas pudessem conhecer a energia que flui em seus seres, a qual eu chamo de Espírito Santo, a mais fabulosa conexão sem fio com a poderosa fonte de energia do universo: o Deus que nos criou. Que Deus a abençoe, Oprah, e a mantenha sempre sob sua graça, pois você é uma de suas mensageiras. A vida é um dom pelo qual sou grata todos os dias.” Foram as palavras de Joannie, de Long Beach, Califórnia. Grata.
ECKHART: Muito lindas.
OPRAH: Achei simplesmente fantásticas. E vieram de uma cristã. Que bom poder compartilhá-las com todos vocês.
GWEN: Muito bom. Grata.
OPRAH: Quase que liguei para Joannie durante a semana. Grata pela participação de vocês, Bob e Gwen.
GWEN: Nós que agradecemos.
OPRAH: Vamos adiante. Você diz na página 223: “Nosso propósito interior é despertar. É simples assim. Nós o compartilhamos com todas as pessoas do planeta, porque esse é o propósito da humanidade.” Gostaria de falar um pouco mais sobre o significado da palavra “despertar”. E quanto à palavra “propósito”? Não implica que temos de fazer algo a respeito? Propósito não é o mesmo que meta? Mas você disse que a gente não pode forçar o despertar, pois ele é um ato de graça.
ECKHART: Sim. E também falei sobre o primeiro momento do despertar. Ou ele acontece ou não acontece. O primeiro momento consiste da desidentificacão como o curso dos pensamentos, que pode começar com um lampejo apenas. É o emergir da consciência. De repente você se dá conta de que existe algo subjacente aos pensamentos, um reino de quietude interna. Você o acessa. Talvez você esteja ao ar livre, em meio à natureza, no alto de uma montanha.
OPRAH: Ah, experimentei isso sexta-feira passada. Eu estava na casa de Tom Cruise. Você conhece o Tom Cruise?
ECKHART: Não pessoalmente, mas sei que ele andou pulando em seu sofá.
OPRAH: Ah, você também já sabe disso? Agora fui eu que pulei no sofá dele. O lugar em que o Tom Cruise mora... Nossa! Até me emociono, só de lembrar. É o lugar mais magnífico que já vi em toda minha vida. Antes de chegar ao portão de entrada, a gente passa por um bosque de álamos. A casa fica no topo de uma montanha, rodeada pela cadeia de montanhas rochosas de Telluride . Da sacada de seu quarto, nos deparamos com aquela paisagem deslumbrante: montanhas, álamos e o silêncio. Silêncio absoluto. Meus olhos encheram-se de lágrimas. Jamais vi uma coisa tão linda; jamais senti algo tão profundo. Eu lhe perguntei: “Como você conseguiu? Que maravilha se ter esse espaço como moradia!” E, vocês sabem, ele estava passando por alguns problemas na época. E eu lhe disse: “Não importa. Você tem este lugar para lhe acolher. Tom, você consegue ouvir o silêncio? Ele tem sua própria linguagem.” E ele respondeu: “Sim, você tem razão, o silêncio tem sua própria linguagem.”. Quando saí de lá, me sentia plena.
ECKHART: Ele tinha essa consciência do silêncio? Ou foi você que...
OPRAH: Sim, ele tinha consciência.
ECKHART: Que maravilha.
OPRAH: Esse foi meu momento espiritual com Tom Cruise, no alto da montanha. Mas não é isso que vocês vão ver na sexta-feira, em meu programa da TV. Será uma entrevista normal.
ECKHART: Você teve momentos abençoados. Mas nem sempre a gente precisa estar em lugares lindos como esse para ter momentos abençoados.
OPRAH: É verdade.
ECKHART: O silêncio é, antes de tudo, uma dimensão interna, que pode se manifestar em qualquer lugar. É claro que um ambiente como aquele facilita a experiência. Mas, mesmo ali, se você não acessar a quietude interna, não vai nem perceber o silêncio a seu redor.
OPRAH: Certo.
ECKHART: Só o silêncio interno permite a percepção do silêncio externo.
OPRAH: Com certeza.
ECKHART: Se você estivesse com a cabeça cheia de pensamentos ruidosos, não iria nem notar a quietude externa. Bem, poderia até notá-la, e comentar: “Nossa! Que silêncio!”, e depois voltaria a se ocupar dos pensamentos.
OPRAH: Sim.
ECKHART: O silêncio externo também contém a dimensão do espírito, mas você só poderá percebê-lo se estiver em silêncio também no interior, ou seja, livre dos ruídos mentais. Só assim seu ser responderá ao silêncio do espírito. Sabe, todos os dias faço caminhada no bosque. Observo as pessoas que estão ali correndo, ou passeando com seus cachorros, a maioria não está inteiramente presente. Muitos falam ao celular, ouvem o headfone, conversam com amigos ou se perderam em seus pensamentos.
OPRAH: Estão ali só fisicamente.
ECKHART: Muitos estão lá no escritório.
OPRAH: Certo. Temos um e-mail. É de Rene, de Indianápolis. Ela pergunta: “Eckhart, tudo o que você diz em seu livro tem a ver com espírito. Acredito que na vida é assim mesmo. Mas alguém já lhe perguntou como você sabe todas essas coisas? De onde vem todo esse seu conhecimento?”
ECKHART: A essência de tudo foi, aos poucos, sendo descoberta. Em outras palavras, gradualmente fui acessando a consciência do ser. Chega-se a essa consciência através do silêncio, prestando atenção àquilo que o silêncio nos diz. Não se trata de conhecimento, muito embora eu já tenha lido inúmeros livros sobre espiritualidade. Às vezes, uso a terminologia dessa área, há muito tempo conhecida. Mas a essência deste livro está em minhas próprias descobertas. As respostas vêm. Basta estar em silêncio. Quando vou escrever, pego um caderno, uma caneta e fico ali, quieto, à espera.
OPRAH: Você não usa computador?
ECKHART: Não. Escrevo tudo à mão. E fico à espera que alguma idéia brote do silêncio. E assim, ela vai se formando. Em certos momentos pode aparecer uma voz crítica dizendo: “Isso aí não faz sentido.” Às vezes faz; às vezes não faz mesmo. Se não faz, volto a ficar em silêncio para ver se surge um pensamento mais adequado àquilo que estou sentindo. Aí, escrevo.
OPRAH: Então esse livro veio inteiro de seu espaço interno? Sabem, na semana passada fiquei meio frustrada, porque não estava conseguindo entender direito esse conceito de “espaço interno” para poder explicá-lo a nossos espectadores e ouvintes. Quando saímos do ar, contei ao Eckhart a respeito dessa minha frustração. E ele me disse: “Sabe por quê? Porque ele não é um conceito que você possa entender através de sua mente, e nem explicar através da linguagem.”
ECKHART: Certo. Quando se ouve falar de espaço interior, não é bom ficar tentando entender com a mente: “Está bem, mas do quê ele está falando?!”
OPRAH: Não faz sentido.
ECKHART: Claro que não.
OPRAH: Ou as pessoas dizem: “Já sei! São aquelas horas de ‘u-hú!’.”
ECKHART: É comum certos jornalistas, quando se deparam com assuntos sobre espiritualidade, dizerem: “Ah, essas coisas estranhas.” Não se dão uma chance de experimentar por si próprios aquilo para que os ensinamentos apontam. Só a experiência torna a espiritualidade viva e real.
OPRAH: Voltando à pergunta de Bob e Gwen: “O que vem a ser esse impulso evolucionário de universo?” Significa que quando você está alinhado com seu propósito interior, recebe o apoio de Deus, ou da Fonte Universal. De tal forma que a vida se abre para você. E as pessoas ficam pensando: “Nossa! Aquilo foi pura sorte.”; “Que coisa estranha ter acontecido isso!” Quando há o alinhamento, as coisas entram nos eixos e os milagres acontecem.
ECKHART: Então, por que não tentar? Viver como se o momento presente fosse mais importante que o passado ou o futuro. É claro que no nível prático a gente faz uso do passado e do futuro. Mas experimente dar mais atenção ao presente. Reconheça a negatividade assim que ela surgir, e saiba que ela é baseada no ego ou no seu corpo de dor, isto é, em condicionamentos do passado.
OPRAH: Toda vez que há negatividade, é coisa do ego?
ECKHART: Veja, a negatividade e o ego andam sempre juntos. No momento em que você se identifica com a negatividade, ali está o ego. Você tem vivido num determinado padrão há anos. Experimente algo diferente e veja o que acontece. A primeira coisa que você vai sentir é uma mudança interna. Depois de um certo tempo, essa mudança vai se manifestar também externamente. Mas isso ainda não é tudo. O principal é você acessar a paz da presença viva em seu interior, alinhando-se com o momento presente. Isso é o que realmente importa. O resto é figuração. Suponhamos que algo de bom lhe aconteceu. Você não está feliz porque algo de bom lhe aconteceu, mas algo de bom lhe aconteceu porque você já estava feliz internamente.
OPRAH: Certo. A gente só manifesta aquilo que já é.
ECKHART: Sim. Seja qual for o objeto de sua busca, saiba que aquilo já está em seu interior. Se você está buscando Deus, aprofunde-se em si mesmo e irá descobrir onde você e Deus se fundem. Esse é o propósito de todos nós.
OPRAH: Pois o Eu Sou é aquilo que vem de Deus.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Temos um Skype de Laurie, de New Brunswick, Canadá. Ela fala de sua casa em St. John. Alô, Laurie.
LAURIE: Olá, Oprah. Olá, Eckhart.
ECKHART: Olá.
OPRAH: Seja bem-vinda à nossa conversa desta noite.
LAURIE: É um prazer estar aqui.
OPRAH: O que você tem a nos dizer?
LAURIE: Gostaria de comentar a respeito do “Diálogo Sobre o Propósito Interior”, que começa na página 226. Todas aquelas perguntas escritas em itálico parecem que foram feitas por mim, palavra por palavra. Acho que fui atraída para este livro por cauda delas. Daqui a alguns meses, faço 38 anos. Duas pessoas de minha família próxima morreram mais ou menos nessa idade. Isso me fez refletir a respeito da urgência em alinhar minha vida com o propósito interior. Também preciso me certificar se é genuína a relação que tenho com as pessoas, principalmente com meu marido e filhos. Quero conduzir minha vida a partir da consciência superior e sei da importância e da preciosidade de cada momento. Não quero mais perder tempo com raivas, ressentimentos, decepções. Mas não é todos os dias que consigo isso. Portanto, minha pergunta ao Eckhart é: Você acredita que duas pessoas podem viver uma relação íntima como casal ou como pai e filho, sem exigir nada um do outro? É preciso que as duas pessoas estejam no mesmo nível de despertar espiritual para que isso aconteça?
ECKHART: Grato, muito grato pela pergunta. Então, quando digo “sem querer nada”, significa sem fazer exigências do tipo: “Eu quero você para mim. Você me pertence. Não ouse me abandonar, pois vou ficar uma fera.” É claro que num nível prático existem os “eu quero”, como: “Eu quero que você leve o lixo para fora, porque ontem fui eu quem levou.” Refiro-me ao querer psicológico profundo, que leva alguém se apegar demasiadamente ao outro. Laurie, eu gostaria de fazer uma pequena modificação em sua pergunta. Em vez de usar “duas pessoas” (pois você não pode se responsabilizar pelo outro), eu reformularia para: “Será que eu consigo viver com meu parceiro ou com meu filho sem a presença dessa energia inconsciente do ‘eu quero’ que vem do ego?” Cada um faz sua própria mudança na consciência. Trata-se de uma pergunta pessoal e só você pode respondê-la. Não é uma generalização como: “É possível as pessoas viverem juntas em completa consciência?”. É uma questão de “Será que eu sou capaz? Será que consigo me libertar desses ‘eu quero’, ‘eu preciso’ que vêm do ego?”. Se você não for capaz, é aí que emerge a negatividade, pois o ego não se conforma quando seu parceiro não corresponde às suas vontades e necessidades. Mas é uma ótima oportunidade de ficar atenta a seus padrões condicionados. E assim que você vai aos poucos se conscientizando e se libertando.
OPRAH: Certo. Esse “eu quero” de que você fala, tem a ver com exigir que o outro me preencha.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Esperar que o outro me complete. Ninguém pode completar ninguém.
LAURIE: Mas numa relação sempre tem os “eu quero”. Quero reconhecimento; quero gratidão; quero respeito e coisas assim. Não consigo imaginar uma relação sem quereres. Nosso trabalho doméstico aqui é intenso. Temos cinco meninos, todos com menos de 9 anos.
OPRAH: Santo Deus!
LAURIE: Toda hora tem alguém querendo alguma coisa.
OPRAH: Como você fez para poder assistir ao programa? Trancou-se em alguma sala?
LAURIE: É que já são mais de 10 horas, e eles já foram dormir.
OPRAH: Ah, sim.
LAURIE: Você falou, Eckhart, que o melhor é cada um ter sua própria prática espiritual. Acho que a minha consiste em viver no caos, sem me deixar afundar no lamaçal da rotina diária, ser capaz de me posicionar acima dela, inabalavelmente, mantendo a paz interior.
OPRAH: Certo. Também, com cinco meninos abaixo dos 9 anos, meu Deus, sua casa deve ser muito barulhenta.
ECKHART: E não esquecer de incluir na sua prática a aceitação do momento como ele é, sem desejar que fosse diferente. A gritaria e as brigas das crianças são o que são, e você tem que lidar com elas, sem rejeitá-las internamente. Conecte-se com seu eu interior, e só então tome alguma atitude. Você pode até chamar-lhes a atenção: “Parem de fazer isso!”, não de maneira reativa, mas baseada ma liberdade interna.
OPRAH: Diga-me uma coisa, Eckhart, quanto àquela questão da necessidade de reconhecimento colocada por Laurie. Quando a gente quer ser reconhecida pelo que fez a alguém, isso vem do ego?
ECKHART: Quase sempre. Se sentir que o mundo está em débito com você, procure dar às pessoas, inclusive a estranhos, aquilo que você acha que alguém lhe deve. O que vai acontecer é um movimento recíproco, proveniente talvez não necessariamente de quem recebeu, mas do universo. Ele se encarregará de providenciar-lhe reconhecimento e a gratidão, quem sabe, através de situações inesperadas.
OPRAH: Pois tudo que você dá acaba voltando para você, sempre, sempre. É uma lei universal. Grata, Laurie. por sua participação.
LAURIE: Vou sentir falta desses momentos nas segundas-feiras à noite, quando acabar esta série.
OPRAH: Um tempo reservado só a você, não? Grata.
LAURIE: Sim. É maravilhoso. Momentos raros, muito difíceis de se conseguir aqui.
OPRAH: Após o término desta série, vamos continuar às segundas-feiras à noite com outro programa, chamado “Soul Series” A primeira entrevista será com a Dra. Jill Bolte Taylor. Conforme já mencionamos aqui, ela perdeu o hemisférico esquerdo do cérebro depois de um derrame. Mas o hemisfério direito ainda funciona. Ela disse se sentir em estado de graça, pois acabou-se o turbilhão de pensamentos tagarelando em sua cabeça. Contou-nos que no início mal conseguia falar, balbuciava feito criança, mas se sentia no céu.
ECKHART: Sim. Não costumo utilizar termos científicos no livro, como hemisfério direito e esquerdo, mas ela está certa. O hemisfério direito tem a ver com conhecimento unificado, não conceitual.
OPRAH: Ela disse poder sentir a conexão entre todas as coisas.
ECKHART: Sim.
OPRAH: Pois bem, cá estamos nós na 9ª semana de nossas aulas. Só resta uma para terminarmos. Acho que muitas pessoas devem estar vivendo o que você diz na página 226: “Muitas pessoas que estão passando pelos estágios iniciais do despertar já não sabem mais com certeza qual é seu propósito exterior. O que move o mundo não as move mais. Reconhecendo com tanta clareza a loucura da nossa civilização, elas podem se ver de certa forma alienadas da cultura a seu redor.” Diga-me uma coisa, Eckhart: o que fazer quando se está nesse ponto de evolução, em que os ensinamentos do livro sacudiram seus padrões, e você já sabe muito bem o que não quer para sua vida? Você já fez a descoberta: “Eu estava no caminho errado.” Você já despertou. E agora? O que fazer?
ECKHART: Bem, é claro que o despertar consiste da descoberta de seu propósito interior. Então, não entre em conflito com o seu momento atual nem com o que você anda fazendo agora. É de vital importância se render ao agora e trazer aceitação para sua vida. Vamos falar sobre isso no próximo capítulo. Você entra num estado de iluminação quando deixa de se opor ao momento presente, à vida que você leva e ao que você faz. Senão, não importa o quanto se esforce, acabará criando infelicidade para seu caminho. Aliás, a infelicidade é um sinal claro de que você precisa sair da situação. Experimente se livrar da resistência e ver o que acontece. Muitos costumam dizer: “ Eu não consigo.”, quando, na verdade, o que eles estão dizendo mesmo é: “Eu não quero.”
OPRAH: O que é muito diferente.
ECKHART: Portanto, é preciso discernir entre o não ser capaz e o não querer. Observe a diferença: “Não quero aceitar este momento.” / “Sou incapaz de aceitar este momento.” Se você descobriu que é incapaz de aceitar o momento, relativo a trabalho, relacionamento, etc., então reconheça: é sinal que está na hora de mudar.
OPRAH: Perfeito.
ECKHART: Perceba que talvez haja ali um estado de resistência que tem lhe acompanhado há muitos anos. Permita que a energia da mudança flua para a sua vida. De repente, você descobre que seu modo de agir começa a mudar. Cada vez menos resistencia. É a consciência chegando. E essa percepção profunda pode afetar as pessoas a seu redor.
OPRAH: Certo. Como você diz lindamente na página 230: “Aquilo que é notável surge das pequenas coisas que são dignificadas e tratadas com atenção. A vida de todos nós consiste, sem dúvida, de pequenas coisas. A grandiosidade é uma abstração mental e a fantasia favorita do ego. O paradoxo é que a base para alcançá-la é o respeito pelas pequenas coisas do momento presente, e não a perseguição da idéia de grandeza.”
ECKHART: Sim.
OPRAH: Um passo de cada vez.
ECKHART: Sim. Muitas pessoas costumam pensar: “Quero conseguir fazer coisas grandiosas, quero ser notável.”, mas negligenciam os pequenos passos para atingir seu objetivo. Sua atenção se fixa no futuro. Observando as pessoas que lhe parecem já ter alcançado o sucesso, ficará surpreso em descobrir que a vida delas também é uma seqüência de pequenos passos. Por exemplo, muita gente acha que eu estou realizando um grande trabalho. Mas o maior trabalho é o da Consciência, realizado por meu intermédio. Mesmo assim, é um passo de cada vez. Quando é hora de escrever, pego um caderno e uma caneta e permaneço em silêncio. Não fico pensando: “Vou inventar uma teoria que vai mudar a consciência de todo mundo.” Não. Coloco-me à disposição do momento presente: “O que este momento requer de mim?”. Simples assim. Quando estou prestes a dar uma palestra, às vezes para mais de 2.000 pessoas, se eu ficar pensando: “Nossa! Vou dar uma palestra muito importante!”, isso me provoca estresse e medo, pois posso não estar à altura. Então, o que faço? Se alguém vier me buscar, sento no carro e vejo-o seguindo em direção à avenida onde vai acontecer a palestra. Olho pela janela, observo os transeuntes, as árvores da rua, o céu. Quando o carro pára, vou caminhando, passo a passo, até a sala reservada e fico ali em silêncio, respirando, à espera da hora de começar. Na mente, nada grandioso, só o simples momento presente. Quando me chamam para o palco, vejo a cadeira vazia a mim destinada, sento-me, respiro. 2.000 pessoas à minha frente agraradam, e eu ainda não tendo a menor idéia do que vou dizer ali. É bom esse não saber. Quando você se entrega ao pequeno e simples momento presente, algo verdadeiramente grandioso se manifesta através de seu ser.
OPRAH: Essa é a maior lição desta noite, entregar-se ao momento presente. Trazer o senso de presença, de consciência a cada pequeno passo, de modo que tudo o que fizermos seja abastecido por algo muito mais profundo do que o ego, mais profundo do que nossos pensamentos. Deixar-se impregnar pela essência do Ser, isso é o que dá sentido e propósito à nossa vida.
ECKHART: Sim. É maravilhoso observar você, Oprah, quando seu poder interno se manifesta através de suas palavras tão verdadeiras. Lindo.
OPRAH: Grata. Agradeço também a todos que se juntaram a nós na noite de hoje. Como eu já disse, na semana que vem, será nossa última aula sobre O Despertar de Uma Nova Consciência. Mas nosso trabalho não vai terminar ali. A partir da semana seguinte, começa nosso programa “Soul Series”, em que daremos continuidade a esta conversa, junto a vários convidados, mestres espirituais, filósofos, estudiosos deste meu assunto favorito: a evolução da alma. Pessoas como Dra. Jill Bolte Taylor, Wayne Dyer, Elizabeth Lesser, Jon Kabat-Zin, Byron Katie, Sarah Ban Bresthnach, Kathy Freston e outros. Portanto, mantenham-se agendados para as segundas-feiras à noite, no Oprah.com. A aula de hoje estará disponível amanhã, em nosso site, gratuitamente, graças a nossos patrocinadores. Preparem-se para o capítulo 10 – “Uma Nova Terra”, sobre como trazer consciência a cada momento de sua vida. Não há propósito maior do que esse. Nossa última aula terá a duração de duas horas, para podermos fazer uma retrospectiva de tudo o que foi tratado nessas 10 semanas. Maravilhoso. A aula de hoje foi ótima. Grata a todos.
ECKHART: Também agradeço. Muito bom mesmo.
OPRAH: Agradeço por todas as mensagens a nós enviadas. Até a semana que vem. Boa noite a todos.




(Tradução – Rita Figueiredo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço seu comentário. Obrigado!

Olá amigo(a)!

Seja bem vindo!