terça-feira, 18 de agosto de 2009

Impermanência




IMPERMANÊNCIA
( Ensinamento Budista )

Não se apegue com nada, pois tudo está em constante mutação. As pessoas morrem, vão embora das nossas vidas, assim como os animais; as coisas estragam e também perecem... então, viva bem cada dia. Seja feliz com o que você tem, cada momento que você vive. Para praticar o desapego, você tem que ter em mente a impermanência de todas as coisas.
IMPERMANÊNCIA Um dos princípios do ensinamento budista, e pilar de toda a sua filosofia, a IMPERMANÊNCIA é uma das lições mais caras e difíceis de aprendermos, e que deveríamos praticar todos os dias. Quase todo o sofrimento humano decorre do apego que mantemos pelas pessoas, objetos ou fatos que marcam a nossa vida. Reflita e veja a verdade nesta afirmação. Sabemos que tudo tem um fim, mas vivemos como se tudo fosse durar pela eternidade, por isso ainda nos espantamos com a morte, nos deprimimos com frustrações, sofremos com as traições, quase morremos com os rompimentos de relacionamento. Não é fácil aceitar a IMPERMANÊNCIA, nem desapegar-se de coisas tão queridas, mas como disse o mestre Dogen: "Ensinamento que não parece forçar alguma coisa em você, não é verdadeiro ensinamento". Pratique diariamente a IMPERMANÊNCIA, refletindo nas mudanças que já ocorreram com você e concentre-se na felicidade que é simples, mais simples do que imaginamos.Veja se você não está colocando seus sonhos em prateleiras altas, em tempos e lugares distantes demais. A felicidade costuma estar sempre perto de nós, nos lugares mais simples, ao alcance das mãos.Por isso, ainda hoje escutamos pessoas arrependidas dizerem: "Eu era feliz e não sabia". Você é feliz por estar aqui e deveria saber disso, sempre!

1 comentário:

  1. Verdades!!!

    Ainda que confiemos na coerência deste texto,ainda estamos longe de conquistar esta verdadeira liberdade. Claro que sinto esta verdade! Estou sempre com ela em minha vida - até mesmo para justificar a minha selvageria e sigania, kkkkkkk. Mas deve ser um treinamento diário, ou melhor, segundário...

    Tenho tido com estes momentos de solidão ou solitude a chance de experienciar a impermanência X ilusões, sonhos efantasias. Não luto com elas, e sim, as observo, e, em momentos as vivo - sabendo que vão terminar em breve. O melhor, enquanto estamos vivendo aqui é estar no agora, portanto, observadores serenos de tudo o que existe dentro e fora de nós.

    ResponderEliminar

Agradeço seu comentário. Obrigado!

Olá amigo(a)!

Seja bem vindo!